top of page
Usina de Projetos

USINA DE PROJETOS

CULTURAIS

A partir do propósito de democratizar o acesso às fontes públicas de financiamento de projetos culturais e de fortalecer o empreendedorismo criativo no Distrito Federal, o Instituto Alvorada Brasil mobilizou especialistas sobre as diversas ferramentas de fomento e incentivo disponíveis tanto em nível distrital – FAC, LIC/DF, editais, emendas parlamentares, etc. ‑ quanto no plano federal – Lei Rouanet, Fundo Setorial do Audiovisual, editais, emendas parlamentares, etc. ‑ para a criação, produção e distribuição de bens e serviços culturais e criativos no Distrito Federal.

A partir dessa premissa, o Instituto inaugurou, em 2018, sua atuação na área da educação empreendedora com o Usina de Projetos Culturais. Por meio de uma emenda parlamentar subscrita pelo então presidente da Câmara Legislativa, deputado Joe Valle, foram capacitados cerca de 250 artistas, produtores culturais e coletivos de artes de sete Regiões Administrações Regionais (Plano Piloto, Samambaia, Riacho Fundo, Gama, Taguatinga, Planaltina e São Sebastião) do Distrito Federal.

O projeto foi executado em parceria com a Secult/GDF e contou com o apoio do Sebrae/DF, Sicoob Planalto Central, Administrações Regionais de Taguatinga e do Riacho Fundo, Espaço Cultural Renato Russo 508 Sul, pontos de cultura como Casa Frida, Mini Teatro Lieta de Ló, entre outros, e projetos culturais consolidados no Distrito Federal como o Festival Latinidades e a Revista Traços.

GALERIA

Confira algumas

imagens do projeto!

bottom of page