top of page
Integração Cultural.png

TEATRO

BRASÍLIA

INTEGRAÇÃO 
CULTURAL

Iniciado em 2020, o projeto tem como objetivo pesquisar talentos nos acampamentos e assentamentos rurais do Distrito Federal; capacitar jovens em gestão e produção de projetos culturais; fomentar o intercâmbio entre artistas do meio rural e da periferia urbana, e promover apresentações em espaços culturais comprometidos com o lançamento de novas expressões artísticas.

A iniciativa propicia inclusão social de seu público-alvo e possibilita a inserção de jovens no mercado da cultura e da economia criativa. Além de gerar oportunidades de profissionalização, o projeto cria condições para viabilizar o acesso à cultura de jovens que sempre estiveram à margem da cena cultural.

O Integração Cultural fornece oficinas nas linguagens artísticas de teatro e audiovisual (fotografia e vídeo) para jovens com potencial artístico dos acampamentos e assentamentos rurais e monta espetáculos cênicos e exposições de fotografia e produções audiovisuais, que contam com a participação de coletivos de artistas da periferia urbana.

Idealizado pelo Instituto Alvorada Brasil, o projeto é uma parceria com a Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo e com acampamentos e assentamentos rurais do DF, com financiamento proveniente de emenda parlamentar no valor de R$ 200.000,00.

CONHEÇA AS OFICINAS QUE ACONTECERAM NO PROJETO

Marble Surface

ELABORAÇÃO
DE PROJETOS CULTURAIS

por Cirila Targhetta

Essa oficina aborda questões gerais que envolvem a concepção, a elaboração e a gestão de um projeto cultural. Serão apresentados conceitos gerais e possibilidades para a criação de projeto culturais; fluxo padrão junto aos principais mecanismos de apoio (locais, federais, públicos e privados); negociação e obtenção de apoio e patrocínios, participação em editais; e forma de funcionamento e realidade vigente de diversos mecanismos de fomento à cultura.

Cirila.jpeg
Cirila Targhetta

Especializada em planejamento, elaboração, gestão, produção e agenciamento de projetos no seguimento da arte, cultura e economia criativa. Atuante no mercado cultural, desde 2009, é idealizadora da empresa Inova Roda Produções Culturais.


Coordenou diversos projetos da organização brasiliense Instituto Alvorada Brasil, entre eles: o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro; o Usina de Projetos Culturais; e o Teatro Oi Brasília.


Desde 2014, responde pela gestão dos projetos da companhia brasiliense Coletivo Antônia.

CINECLUBISMO
POPULAR

por Adriana Gomes

e Adriana Fernandes

Trabalho com o Cineclube Popular como método de Educação Popular ao proporcionar a discussão das questões do modo de vida, por meio da linguagem audiovisual. Vivência para apreensão técnica e de produção de um cineclube, visando à consolidação da formação de cineclubes nas comunidades envolvidas. Proporcionar espaços de reflexão e socialização a partir de escolha de temas pelo interesse e demanda dos participantes, como por exemplo, temas que problematizam as questões da luta pela terra, agroecologia,
gênero, classe, raça e etc.

Marble Surface

Assista a Sessão Cineclube do projeto

Sessão.png
WhatsApp Image 2021-06-10 at 11.51.49.jpeg
Adriana Gomes

Mestra em Educação pela (UnB), atua há 19 anos como produtora cultural, audiovisual, educadora popular e é militante de movimentos sociais do campo e das periferias do Distrito Federal (DF). É integrante do Movimento do Vídeo Popular, do Ponto de Cultura Panteras Negras, coordenadora político pedagógica do Programa de Extensão Terra em Cena e da Escola de Teatro Político e Vídeo Popular da Universidade de Brasília (UnB) e do Coletivo Poesia nas Quebradas. Atualmente se dedica à elaboração e gestão de projetos culturais e educacionais. É idealizadora e diretora de produção do Motriz – Festival de Cinema de Planaltina.

Marble Surface
WhatsApp Image 2021-08-13 at 11.19.55.jpeg
Adriana Fernandes

Licenciada em Educação do Campo com habilitação em Linguagens UnB — 2013; Especialista em Agroecologia Desenvolvimento e Organização Cultural dos assentamentos, Residência Agrária UnB — 2015; Mestra em Educação Ambiental e Educação do Campo UnB — 2019; Integrante do Coletivo Terra em Cena — UnB, desde 2010; Representante legal do Espaço de Cultura e Pesquisas com práticas Agroecológicas "Coletivo Comuna Panteras Negras", desde 2014; Facilitadora de Cuidado e Autocuidado entre mulheres com técnicas de liberação de estresses desde 2016; Educadora popular com foco em trabalhos com a linguagem teatral e linguagem do audiovisual e ativista no combate à violência contra as mulheres. 

Marble Surface

FOTOGRAFIA
COM CELULAR

por Paula Carrubba

A oficina objetiva capacitar jovens na elaboração de ensaios fotográficos, com enfoque em temas sociais, com o uso de aparelhos celulares em substituição às câmeras fotográficas convencionais. 

Nessa oficina, explora-se o uso dos aparelhos celulares como ferramenta fotográfica na criação de um ensaio que conta uma história por meio de fotografias.

Paula Carrubba.jpg
Paula Carrubba

Fotógrafa e produtora de conteúdos visuais. Estudou Fotografia na Motivarte Escuela de Fotografia, em Buenos Aires. Atuou como fotógrafa e still para vários artistas sob o selo da “Sony Music”. No Brasil realiza desde fotografias incluindo still e food styling para o programa gastronômico Brasil no “Prato da chef Carla Pernambuco” para a “Fox Life” e “Zeppelin Filmes”. Em Brasília é a fotógrafa oficial do “LAB de Turismo Criativo”, “Experimente Brasília”, e da “Brasília Design” com experiência em registros de produtos turísticos diversos.  Faz também coberturas em para a “Revista Vogue Brasil”, “Brasília Shopping” e Embaixadas da Argentina, República Dominicana e do Paraguai.

TRANSPARÊNCIA

Faça o download da transparência do projeto

GALERIA

Confira algumas

imagens do projeto!

bottom of page