top of page

EQUIPE

O Instituto Alvorada Brasil é constituído por uma equipe de profissionais de diferentes áreas, com larga experiência na execução de projetos.

IMG_5121_edited.jpg

FRANCISCO ALMEIDA

Presidente

Atual presidente do Instituto Alvorada Brasil, atuando há mais de duas décadas nas áreas de Comunicação Estratégica, Publicidade, Relacionamento e Coordenação de projetos culturais.

Coordenador geral das edições 49ª, 50ª, 51ª e 52ª do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, e do projeto Cultura e Cidadania de música, artes cênicas e oficinas de formação profissional voltadas para jovens e coordenador e palestrante do projeto Usina de Projetos Culturais voltado para a formação de gestores nos seguimentos de cultura e economia criativa através de oficinas empreendedoras.

Profissionalmente atuando nas áreas de comunicação estratégica há mais de vinte e cinco anos em empresas de comunicação, nas áreas de mídia impressa, radiofônica, mídia digital e cursos de formação de jovens estudantes e empreendedores com foco em ferramentas contemporâneas de comunicação e formação de jovens comunicadores popular.

Profissional de rádio e produtor de programas radiofônicos em diversas emissoras e, em especial nas emissoras populares do interior do Brasil, coordenando programas como “ O que o Sebrae pode fazer por você ” dedicado aos nove estados do Norte do Brasil, uma iniciativa do Sebrae Nacional para desenvolver as atividades econômicas de pequenos empreendedores.

Programa a Voz da Contag voltado para jovens agricultores ligados à agricultura familiar em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura;

Programa de rádio em parceria com o UNICEF – Brasil sobre programas e projetos de proteção contra a violência infantil. Campanha Tributo à Cidadania, em Defesa dos Direitos das Crianças em parceria com o UNAFISCO Sindical. E em parceria com a Central Única dos Trabalhadores – CUT -, o programa “Violência contra a Mulher – Tolerância Nenhuma”.

WhatsApp Image 2025-06-16 at 16.57.14.jpeg

INDIANA NOMMA
Vice Presidenta

Indiana Nomma é cantora de jazz e música latino-americana, produtora e consultora musical há 30 anos em atividade no Brasil. 

 

Filha de pais brasileiros exilados durante a ditadura militar, Indiana nasceu em Honduras e percorreu 30 países até se estabelecer por 23 anos em Brasília onde consolidou sua carreira antes de se radicar por 12 anos no Rio de Janeiro e atualmente em São Paulo. 

 

Com ampla experiência na produção de shows e capacitação de alunos no autoconhecimento musical e pessoa, Nomma com ampla experiência na produção de shows e capacitação de alunos no autoconhecimento musical e pessoal, Nomma difunde sua multi facetada percepção cultural sobre o mundo, através da arte que apresenta. 

 

Tem 6 álbuns lançados e atualmente apresenta o tributo oficial “Mercedes Sosa: A voz do sem voz” que ganhou reconhecimento internacional e tributos às cantoras afro-americanas Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan e Billie Holiday em festivais e casas de shows pelo país e no exterior.

WhatsApp Image 2024-04-02 at 3.16.22 PM.jpeg

WAGNER ULISSES
Diretor de Administração e Finanças

Wagner Ulisses é designer gráfico com mais de 25 anos de experiência, com passagens por grandes agências no Brasil e Canadá, bem como órgãos do setor público. Formado em Letras e especialização em Comunicação Integrada é também especialista em UX e UI design, pela  Escola Britânica de Artes Criativas & Tecnologia e fotografo profissional,  pela escola f/508, por onde lançou um livro do coletivo de fotografia em 2007.

 

Foi sócio-diretor da agência Liberdade de Expressão, em Brasília e diretor técnico da agência Raiz Quadrada Publicidade. Foi finalista dos prêmios Aberje e Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça. Tem ampla experiência em assessoria de comunicação nos poderes Executivo, Legislativo, atuando na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. No Judiciário atuou no STF e CNJ.

Max Alvim.jpg

MAX ALVIM
Diretor de Expansão

Max Alvim é cineasta documentarista, diretor de TV e produtor executivo com cerca de 40 anos de experiência em conteúdos artísticos, jornalísticos, educativos e culturais para cinema, televisão e internet. Dirigiu importantes séries como Instrumental Sesc Brasil, Passagem de Som, Compacto, Histórias do Poder, À Flor da Pele e + Direitos + Humanos, exibidas em redes como SESC TV, TV Cultura, TVT e TV Brasil. Também assina a direção dois filmes de longa metragem com circulação e prêmios em festivais brasileiros e internacionais: CubaJazz e O Povo Pode?.  Como produtor e consultor, implantou quatro emissoras de televisão no Brasil, coordenou equipes multidisciplinares e desenvolveu planos estratégicos e modelos de programação para canais como TV SENAC (hoje SESC TV), TV Assembleia de SP, TV Câmara Federal e TV dos Trabalhadores. Atuou ainda como consultor para o Ministério da Saúde e para instituições como OPAS, SENAC e CPQD, destacando-se pela capacidade de estruturar projetos audiovisuais complexos e de alto impacto social e institucional.

WhatsApp Image 2025-06-17 at 14.33.41.jpeg

ANTONIO MARCOS DASCANIO
Diretor de Políticas Afirmativas e de Diversidades

Foi dirigente no Sindicato dos Metroviários de São Paulo por 15 anos. Nesse período destacou-se como agente de formação política sindical abordando temas sociais e de interesse da classe trabalhadora.  Atuou como interlocutor entre a Prefeitura Municipal de São Paulo e as comunidades, período em que foi Coordenador de Atendimento Regionalizado de Transporte e Trânsito. Posteriormente integrou a equipe de treinamento e qualificação para 57 mil profissionais do transporte na Capital paulista. 

Como assessor da Secretaria de Organização na Central Única dos Trabalhadores/SP – CUT/SP, participou do grupo de estudos para a atualização e elaboração de material pedagógico de formação, além de inúmeros processos de organização e planejamento de gestões sindicais.

Acredita ser necessário que as causas de raça e gênero devem estar no centro da elaboração e são indispensáveis da construção de um projeto político transformador da sociedade de modo que os agentes desses segmentos ocupem espaços geradores de políticas de inclusão e afirmativas, sem, contudo; abrir mão do conceito de classes. Aponta que no processo histórico de acúmulo de riqueza e poder residem as bases para a manutenção da exploração, racismo e machismo.

Atualmente é assistente independente de produção em pesquisa iconográfica e organização material e imaterial para audiovisual, membro do Fórum de Participação Social do Estado de São Paulo e Secretário Executivo do FNDC – Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação.

Marcelo Godoy.jpg

MARCELO GODOY
Conselheiro Fiscal

Produtor executivo com mais de 35 anos de experiência em produção de conteúdo audiovisual e digital, Marcelo Godoy é formado em rádio e televisão e acumula um histórico de premiações, incluindo  Cyber Gold no Festival de Cannes em 2002. Foi um dos idealizadores do MOBILEFEST, Festival Internacional de Arte e Criatividade Móvel evento internacional realizado em São Paulo, Rio de Janeiro, Nova York, Londres e Amsterdã de 2006 a 2010, do Prêmio Mobilefest de Aplicativos para Celular do Brasil, Claro, e  atualmente organiza o BRICSFestival - Festival de Arte, Cultura e Economia Criativa. Atua no desenvolvimento de parcerias e acordos de cooperação nacionais e internacionais com os países do BRICS.

Luciana.jpg

LUCIANA GUILHERME
Conselheira Fiscal

Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento, do Instituto de Economia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). É professora de graduação (Administração, Publicidade & Propaganda e Cinema) e do Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa, além de pesquisadora do Laboratório de Economia Criativa, Desenvolvimento e Território, da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). É consultora e pesquisadora em Economia criativa, Desenvolvimento e Políticas Públicas de Cultura, tendo atuado como consultora do Ministério da Cultura de Cabo Verde (2014) e do Programa Indicativo Plurianual da Cooperação PALOP e Timor Leste com a União Europeia (2015/2016). Foi Diretora de Empreendedorismo, Gestão e Inovação da Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura do Brasil (2011/2013), tendo participado do processo de estruturação, planejamento, formulação e implementação de políticas públicas nacionais de economia criativa.

ROGERIO-TOMAZ-1.jpg

ROGÉRIO TOMAZ JR.
Conselheiro Fiscal

Jornalista graduado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em 2003. Residente em Brasília desde 2005, morou ainda no Uruguai e na Argentina, onde faz mestrado em Estudos Latinoamericanos, na Universidade Nacional de Cuyo (Mendoza), com pesquisa sobre o processo constituinte inconcluso do Chile (2021-2023). Trabalha desde 2009 como assessor parlamentar na Câmara dos Deputados (com passagem também pelo Parlamento do Mercosul, em Montevidéu), onde foi Coordenador de Comunicação da Bancada do PT (2015-2017 e 2018-2020). Como jornalista free lancer, colabora para vários meios do Brasil, Argentina e Uruguai, sobretudo em temas de política internacional, com foco na América Latina, temas de direitos humanos e monitoramento da extrema-direita. Trabalha na produção do livro de crônicas “Conversando com Eduardo, viajando com Galeano”, sobre o escritor uruguaio, com quem dialogou ao longo de 12 anos.

Quer conhecer mais sobre o IAB?

Entre em contato conosco e descubra mais sobre nós!

© Instituto Alvorada Brasil

  • Instagram
  • Instituto Alvorada Brasil - Facebook
bottom of page