
EQUIPE
O Instituto Alvorada Brasil é constituído por uma equipe de profissionais de diferentes áreas, com larga experiência na execução de projetos.

FRANCISCO ALMEIDA
Presidente
Atual presidente do Instituto Alvorada Brasil, atuando há mais de duas décadas nas áreas de Comunicação Estratégica, Publicidade, Relacionamento e Coordenação de projetos culturais.
Coordenador geral das edições 49ª, 50ª, 51ª e 52ª do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, e do projeto Cultura e Cidadania de música, artes cênicas e oficinas de formação profissional voltadas para jovens e coordenador e palestrante do projeto Usina de Projetos Culturais voltado para a formação de gestores nos seguimentos de cultura e economia criativa através de oficinas empreendedoras.
Profissionalmente atuando nas áreas de comunicação estratégica há mais de vinte e cinco anos em empresas de comunicação, nas áreas de mídia impressa, radiofônica, mídia digital e cursos de formação de jovens estudantes e empreendedores com foco em ferramentas contemporâneas de comunicação e formação de jovens comunicadores popular.
Profissional de rádio e produtor de programas radiofônicos em diversas emissoras e, em especial nas emissoras populares do interior do Brasil, coordenando programas como “ O que o Sebrae pode fazer por você ” dedicado aos nove estados do Norte do Brasil, uma iniciativa do Sebrae Nacional para desenvolver as atividades econômicas de pequenos empreendedores.
Programa a Voz da Contag voltado para jovens agricultores ligados à agricultura familiar em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura;
Programa de rádio em parceria com o UNICEF – Brasil sobre programas e projetos de proteção contra a violência infantil. Campanha Tributo à Cidadania, em Defesa dos Direitos das Crianças em parceria com o UNAFISCO Sindical. E em parceria com a Central Única dos Trabalhadores – CUT -, o programa “Violência contra a Mulher – Tolerância Nenhuma”.

INDIANA NOMMA
Vice Presidenta
Indiana Nomma é cantora de jazz e música latino-americana, produtora e consultora musical há 30 anos em atividade no Brasil.
Filha de pais brasileiros exilados durante a ditadura militar, Indiana nasceu em Honduras e percorreu 30 países até se estabelecer por 23 anos em Brasília onde consolidou sua carreira antes de se radicar por 12 anos no Rio de Janeiro e atualmente em São Paulo.
Com ampla experiência na produção de shows e capacitação de alunos no autoconhecimento musical e pessoa, Nomma com ampla experiência na produção de shows e capacitação de alunos no autoconhecimento musical e pessoal, Nomma difunde sua multi facetada percepção cultural sobre o mundo, através da arte que apresenta.
Tem 6 álbuns lançados e atualmente apresenta o tributo oficial “Mercedes Sosa: A voz do sem voz” que ganhou reconhecimento internacional e tributos às cantoras afro-americanas Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan e Billie Holiday em festivais e casas de shows pelo país e no exterior.

WAGNER ULISSES
Diretor de Administração e Finanças
Wagner Ulisses é designer gráfico com mais de 25 anos de experiência, com passagens por grandes agências no Brasil e Canadá, bem como órgãos do setor público. Formado em Letras e especialização em Comunicação Integrada é também especialista em UX e UI design, pela Escola Britânica de Artes Criativas & Tecnologia e fotografo profissional, pela escola f/508, por onde lançou um livro do coletivo de fotografia em 2007.
Foi sócio-diretor da agência Liberdade de Expressão, em Brasília e diretor técnico da agência Raiz Quadrada Publicidade. Foi finalista dos prêmios Aberje e Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça. Tem ampla experiência em assessoria de comunicação nos poderes Executivo, Legislativo, atuando na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. No Judiciário atuou no STF e CNJ.

MAX ALVIM
Diretor de Expansão
Max Alvim é cineasta documentarista, diretor de TV e produtor executivo com cerca de 40 anos de experiência em conteúdos artísticos, jornalísticos, educativos e culturais para cinema, televisão e internet. Dirigiu importantes séries como Instrumental Sesc Brasil, Passagem de Som, Compacto, Histórias do Poder, À Flor da Pele e + Direitos + Humanos, exibidas em redes como SESC TV, TV Cultura, TVT e TV Brasil. Também assina a direção dois filmes de longa metragem com circulação e prêmios em festivais brasileiros e internacionais: CubaJazz e O Povo Pode?. Como produtor e consultor, implantou quatro emissoras de televisão no Brasil, coordenou equipes multidisciplinares e desenvolveu planos estratégicos e modelos de programação para canais como TV SENAC (hoje SESC TV), TV Assembleia de SP, TV Câmara Federal e TV dos Trabalhadores. Atuou ainda como consultor para o Ministério da Saúde e para instituições como OPAS, SENAC e CPQD, destacando-se pela capacidade de estruturar projetos audiovisuais complexos e de alto impacto social e institucional.

ANTONIO MARCOS DASCANIO
Diretor de Políticas Afirmativas e de Diversidades
Foi dirigente no Sindicato dos Metroviários de São Paulo por 15 anos. Nesse período destacou-se como agente de formação política sindical abordando temas sociais e de interesse da classe trabalhadora. Atuou como interlocutor entre a Prefeitura Municipal de São Paulo e as comunidades, período em que foi Coordenador de Atendimento Regionalizado de Transporte e Trânsito. Posteriormente integrou a equipe de treinamento e qualificação para 57 mil profissionais do transporte na Capital paulista.
Como assessor da Secretaria de Organização na Central Única dos Trabalhadores/SP – CUT/SP, participou do grupo de estudos para a atualização e elaboração de material pedagógico de formação, além de inúmeros processos de organização e planejamento de gestões sindicais.
Acredita ser necessário que as causas de raça e gênero devem estar no centro da elaboração e são indispensáveis da construção de um projeto político transformador da sociedade de modo que os agentes desses segmentos ocupem espaços geradores de políticas de inclusão e afirmativas, sem, contudo; abrir mão do conceito de classes. Aponta que no processo histórico de acúmulo de riqueza e poder residem as bases para a manutenção da exploração, racismo e machismo.
Atualmente é assistente independente de produção em pesquisa iconográfica e organização material e imaterial para audiovisual, membro do Fórum de Participação Social do Estado de São Paulo e Secretário Executivo do FNDC – Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação.

MARCELO GODOY
Conselheiro Fiscal
Produtor executivo com mais de 35 anos de experiência em produção de conteúdo audiovisual e digital, Marcelo Godoy é formado em rádio e televisão e acumula um histórico de premiações, incluindo Cyber Gold no Festival de Cannes em 2002. Foi um dos idealizadores do MOBILEFEST, Festival Internacional de Arte e Criatividade Móvel evento internacional realizado em São Paulo, Rio de Janeiro, Nova York, Londres e Amsterdã de 2006 a 2010, do Prêmio Mobilefest de Aplicativos para Celular do Brasil, Claro, e atualmente organiza o BRICSFestival - Festival de Arte, Cultura e Economia Criativa. Atua no desenvolvimento de parcerias e acordos de cooperação nacionais e internacionais com os países do BRICS.

LUCIANA GUILHERME
Conselheira Fiscal
Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento, do Instituto de Economia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). É professora de graduação (Administração, Publicidade & Propaganda e Cinema) e do Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa, além de pesquisadora do Laboratório de Economia Criativa, Desenvolvimento e Território, da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). É consultora e pesquisadora em Economia criativa, Desenvolvimento e Políticas Públicas de Cultura, tendo atuado como consultora do Ministério da Cultura de Cabo Verde (2014) e do Programa Indicativo Plurianual da Cooperação PALOP e Timor Leste com a União Europeia (2015/2016). Foi Diretora de Empreendedorismo, Gestão e Inovação da Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura do Brasil (2011/2013), tendo participado do processo de estruturação, planejamento, formulação e implementação de políticas públicas nacionais de economia criativa.

ROGÉRIO TOMAZ JR.
Conselheiro Fiscal
Jornalista graduado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em 2003. Residente em Brasília desde 2005, morou ainda no Uruguai e na Argentina, onde faz mestrado em Estudos Latinoamericanos, na Universidade Nacional de Cuyo (Mendoza), com pesquisa sobre o processo constituinte inconcluso do Chile (2021-2023). Trabalha desde 2009 como assessor parlamentar na Câmara dos Deputados (com passagem também pelo Parlamento do Mercosul, em Montevidéu), onde foi Coordenador de Comunicação da Bancada do PT (2015-2017 e 2018-2020). Como jornalista free lancer, colabora para vários meios do Brasil, Argentina e Uruguai, sobretudo em temas de política internacional, com foco na América Latina, temas de direitos humanos e monitoramento da extrema-direita. Trabalha na produção do livro de crônicas “Conversando com Eduardo, viajando com Galeano”, sobre o escritor uruguaio, com quem dialogou ao longo de 12 anos.