top of page

ÁREAS DE ATUAÇÃO

O Instituto Alvorada Brasil conta com um extenso portfólio de projetos desenvolvidos ao longo de mais de 10 anos de operação no âmbito nacional, atuando em diferentes áreas. Confira mais sobre como o Instituto atua.

ECONOMIA

CRIATIVA

O Instituto desenvolve projetos de pesquisa e fomento nos diversos setores da economia criativa. Em parceria com o Sebrae Nacional, produziu em 2014 e 2015 o site Mapa de Financiamento de Projetos Culturais, o catálogo Mecenato Cultural e a cartilha Projetos Culturais: como elaborar, executar e prestar contas. 
 

Nos anos de 2015 a 2017, executou o projeto Diagnóstico das cadeias e arranjos produtivos locais (APLs) da Economia Criativa no Brasil. Para esse projeto, o Instituto Alvorada elaborou uma metodologia de pesquisa própria para produzir estudos e diagnósticos do universo da Economia Criativa, disponibilizada para os agentes criativos públicos e privados de todo o país.

Mercado Salvador Criativo
50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

FESTIVAIS

E MOSTRAS

Em 2012 o Instituto Alvorada Brasil iniciou sua atuação no campo do cinema a partir das parcerias firmadas com a Embaixada da Índia, com as representações diplomáticas dos países integrantes da Francofonia e com a Embaixada da República Tcheca para organizar e exibir três mostras de cinema no Teatro Oi Brasília: o Festival de Cinema Indiano; a Mostra de Cinema da Francofonia; e a Mostra de Cinema Tcheco Contemporâneo.


A partir de 2013, o IAB foi credenciado junto ao Minc como a entidade proponente de quatro edições do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FCBC). A parceria com a Secult/GDF evoluiu em 2017, quando vencemos a disputa com outras OSC(s) locais para realizar a pré-produção, produção e pós-produção de duas edições do Festival em 2017 e 2018. Em 2019, o Instituto venceu um novo Chamamento Público lançado pela Secec/GDF e realizou o 52º FBCB.

PRODUÇÕES

CINEMATOGRÁFICAS

Em 2016, o Instituto foi contemplado no Edital de Audiovisual do Fundo de Apoio à Cultura da Secult/DF para a finalização da sua primeira produção cinematográfica, o documentário longa-metragem Cubajazz, dos diretores Max Alvim e Mauro di Deus. O filme explora, a partir de tensões e potências emergentes do novo jazz produzido na ilha de Cuba, leituras sobre o nosso tempo e também sobre as disputas de sentido que vivemos no mundo globalizado. 

O longa participou de importantes festivais dentro e fora do país, como o Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano de HavanaCuba im FilmFestival Latino Americano Rotterdam e o Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo.

20414283_1390881877694727_31741642887214
Cia Lumiato - 2 Mundos (Foto_ Attilo Zol

GESTÃO DE

ESPAÇOS CULTURAIS

O Instituto Alvorada tem uma extensa experiência em gestão de espaços da cena cultural brasiliense. No período de 2009 a 2015, o Instituto Alvorada administrou o Teatro Oi Brasília, localizado no Royal Tulip Alvorada Hotel. A casa foi palco neste período de mais de 250 espetáculos de música, dança, cinema, teatro e musicais, que reuniram cerca de 100 mil pessoas.

Nos dois anos seguintes o Instituto continuou administrando o espaço, sob o nome de Teatro Brasília. Sob a nova bandeira foram executadas duas edições do projeto “Alvorada das Artes”, que também contou com o apoio financeiro da OI, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal (LIC/DF). 

Em fevereiro de 2018 firmou um convênio de cooperação técnica e cultural com o Sindicato dos Bancários de Brasília para promover a gestão operacional, administrativa e financeira do Teatro dos Bancários. Também elaborou um protocolo de curadoria para exibição de espetáculos artísticos e assumiu a coordenação da curadoria deste equipamento cultural.

 

No mesmo ano, sob a coordenação do o Instituto do Bem Cultural, o IAB integrou uma rede de OSC(s) selecionada pela Secult/GDF, nos termos do Edital n° 06/2018, para executar a “Programação e Gestão Compartilhada do ECRR 508 Sul” no período de dezembro/2018 a novembro/2019.

EDUCAÇÃO

EMPREENDEDORA

O IAB inaugurou, em 2018, sua atuação na área da educação empreendedora com o Usina de Projetos Culturais. A partir de uma emenda parlamentar subscrita pelo então presidente da Câmara Legislativa, deputado Joe Valle, foram capacitados cerca de 250 artistas, produtores culturais e coletivos de artes de sete Regiões Administrações Regionais (Plano Piloto, Samambaia, Riacho Fundo, Gama, Taguatinga, Planaltina e São Sebastião) do Distrito Federal.


O projeto foi executado em parceria com a Secult/GDF e contou com o apoio do Sebrae/DF, Sicoob Planalto Central, Administrações Regionais de Taguatinga e do Riacho Fundo, Espaço Cultural Renato Russo 508 Sul, pontos de cultura como Casa Frida, Mini Teatro Lieta de Ló, entre outros, e projetos culturais consolidados no Distrito Federal como o Festival Latinidades e a Revista Traços.

IMG_5001.JPG
19388517_816450268506088_103490421964392

PARCERIAS

CULTURAIS

O Instituto também investe na integração cultural com outros países por meio de parcerias com diversas embaixadas sediadas em Brasília. Em setembro de 2009, o Teatro Oi Brasília foi inaugurado com a apresentação da Paris Jazz Big Band, espetáculo promovido em conjunto com a Embaixada da França. Posteriormente, em dezembro, foi a vez da exibição do Úmbria Jazz, projeto organizado pela Embaixada da Itália e pelo Movimento Cultural do Pessoal da Caixa (MCPC). Já a parceria com a Embaixada da Venezuela resultou na apresentação, em julho de 2010, do percussionista Ismael Querales.


No período de 2010 a 2013, a abertura da Semana da Francofonia, promovida por 18 representações diplomáticas de países que adotam o idioma francês, foi realizada no Teatro Oi Brasília. As quatro edições do evento foram acompanhadas por shows musicais de artistas europeus, africanos e canadenses. A vocação de promover intercâmbios culturais também está presente na parceria com a Embaixada da Índia. Em 2012 e 2013, as comemorações da data nacional do país foram marcadas com programação cultural de música e cinema no Teatro Oi Brasília.


A parceria com a Embaixada da Índia resultou na apresentação do músico Chitravina Ravikiran. Na seqüência deste show, foi exibido o primeiro Festival de Cinema Indiano na cidade. Em parceria com o Instituto Camões, o Instituto Alvorada Brasil apoiou, ainda, a celebração do Ano de Portugal no Brasil por meio da apresentação do Quarteto Graça-Lopes, em janeiro de 2013, no Teatro Oi Brasília.

RESPONSABILIDADE

SOCIAL

Além de investir em projetos culturais, o IAB também executa projetos de comunicação e responsabilidade social, a exemplo da Agência de Notícias dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Anped). O propósito dessa plataforma foi recepcionar, produzir e disseminar conteúdos sobre temas relacionados aos direitos e às necessidades das pessoas com deficiência nos veículos de comunicação.


Nos últimos sete anos, o Instituto coordena o projeto Bandolim Solidário, em parceria com o músico Hamilton de Holanda, a Abrace e a Biblioteca Demonstrativa de Brasília. As bilheterias destes espetáculos beneficentes realizados no Teatro Oi Brasília, no Teatro Brasília e no Teatro dos Bancários foram revertidas para as obras de construção e para a manutenção do Hospital da Criança de Brasília.

Bandolim_Fotos_Attilio_Zolin-131.jpg
Quer conhecer mais sobre o IAB?

Entre em contato conosco e descubra mais sobre nós!

bottom of page