


MERCADO
BRASIL CRIATIVO
Com intenção de desenvolver projetos de pesquisa e fomento nos diversos setores da economia criativa, em parceria com o Sebrae Nacional, o Instituto produziu em 2013/2014 o site Mapa de Financiamento de Projetos Culturais, o catálogo Mecenato Cultural (2008-2013) e a cartilha Projetos culturais: como elaborar, executar e prestar contas.
Essa parceria se estendeu para mais um projeto e entre 2015 e 2017, o IAB executou, no âmbito de um convênio de cooperação técnica e financeira, o projeto Diagnóstico das cadeias e arranjos produtivos locais da economia criativa no Brasil. O projeto piloto desta pesquisa foi realizado no Distrito Federal e em seguida aplicada nas regiões metropolitanas de Salvador e do Rio de Janeiro.
Sob o nome “Mercado Brasil Criativo”, este projeto entrevistou cerca de 400 empreendedores ligados à cultura, como – realizadores, produtores, roteiristas, distribuidores, exibidores, artistas, entre outros –, que atuam nas três regiões.
A pesquisa ouviu centenas de pequenos empreendedores dos setores de música, teatro, design, festas e celebrações, games, gastronomia, arquitetura e publicidade e propaganda.
No âmbito do Mercado Brasil Criativo, o Instituto Alvorada Brasil elaborou, ainda, uma metodologia de pesquisa própria para produzir estudos e diagnósticos do universo da economia criativa, que pode ser utilizada por agentes criativos públicos e privados de todo o país.
GALERIA
Confira algumas
imagens do projeto!